segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O Grande "Eu Sou" - YHVH


"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êxodo 3:13-14).

DEUS é título, assim como rei, presidente, diretor etc. Mas Deus tem um nome pelo qual Se identifica. Êxodo 3.14 revela o Nome de Deus, o qual expressa a Sua Natureza: “EU SOU QUEM SOU”, ou “EU SOU”. Essa expressão  na língua hebraica (língua na qual foi escrito o Antigo Testamento) é representada por quatro consoantes (o hebraico não possui vogais): YHVH.


"Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão" (Êxodo 20:7).


O significado exato do Tetragrama YHVH ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas. Mas, em muitas bíblias, esse nome significa Ele Causa Que Venha a Ser, ou Jeová. Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia, esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: Serei o que Serei.” – Almeida Revista e Atualizada. E assim também compreenderam os tradutores da Versão dos Setenta: "Ego eimi ho ôn". Disse Deus a Moisés: "Eu sou Aquele que é". Disse mais: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'EU SEREI me enviou até vós.' " - Bíblia de Jerusalém. 
Esta expressão Eu sou o que sou é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia. Isso corresponde a "Eu sou aquele que é""Eu sou o existente". YHVH estaria assim confirmando sua própria existência. Essas quatro letras que formam o Nome Sagrado de Deus, têm sido pronunciadas como  JEOVÁ, JAVÉ  ou  IAVÉ. Os eruditos têm preferido a última, escrevendo-a como  YHAVEH.
Porém temos usado a forma comum; ou seja, Jeová (os vogais das palavras adonay e elohim foram ajuntados ao tetragrama YHVH, ficou YeHoVaH. Esta pronúncia veio a partir da pontuação das vogais, no ano de 1518.

Veremos algumas traduções do Santo Nome YHVHYHAVEH / YEHOVAH:

1) EU SOU O QUE SOU
Só Ele é. O Grande Eu Sou nos leva a refletir: Quem nós somos? O verbo "Ser" não existe na linguagem hebraica, mas Deus é. O nome de Deus sempre teve controvérsias, por ser um nome "diferente", "inusitado"; onde ele defende que Ele é. Se só Ele é, quem nós somos? Nada. Ele "é" tudo em todos (Efésios 1:23), nada somos se não for por Ele e através Dele. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

2) SEREI O QUE PRECISA SER
Em outras traduções Deus é o que precisa Ser. Isso não é maravilhoso? Tudo que você precisar Deus será! Se você precisa de um amor, Ele é o Amor; se você precisa de paz, Ele é o Príncipe da Paz; se você precisa de proteção, Ele é o General de Guerra - A nossa bandeira; se você precisa de um pai, Ele é o pai da eternidade. Tudo que precisamos encontramos Nele, pois ele é e sempre será o que precisa ser.

3) EU SOU O EXISTENTE
Só ele é Deus! Ele é o auto-suficiente Pai da Eternidade. Nada criou Deus, pois ele é o Criador de tudo. Ele sempre existiu e sempre existirá, não precisamos confirmar a sua existência, precisamos somente crer que Ele existe! Acima de tudo e de todos, e em todo o lugar está Deus, sua onisciência, onipresença e onipotência o leva a ser auto-suficiente.
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8).

4) MOSTRARÁ SER - AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO
Deus não é uma pessoa perdida e sem propósito ou objetivo na vida; sempre escultei que Deus é um Deus de propósitos, e fiquei surpreso na minha pesquisa que uma das traduções do Seu Santo Nome é: "Aquele que tem um propósito". Tudo que Deus faz tem um propósito, é fácil observar isso em nosso cotidiano, onde "vemos" a mão invisível de Deus movendo nossas vidas, como é bom estar no centro da vontade de Deus e ver Ele trabalhando em nosso favor. Muitas vezes parecemos estar perdidos, tragédias e situações desagradáveis acontecem durante a nossa vida, mas no final vemos a luz, vemos que tudo estava sendo formado para algo muito maior e melhor. Se você andar na palavra de Deus e buscar agradar o YHVH e renovar a sua mente você verá a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, muitas vezes o que dá errado para nós é o Seu acerto, quando pensamos que tudo falhou na verdade é um livramento de Yhaveh.

Vede agora que eu, EU O SOU, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. - O GRANDE "EU SOU".
Deuteronômio 32:39 / Isaías 45:7

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Edificação: O despertamento espiritual da igreja

Introdução: Meu coração arde pela possibilidade de você hoje ouvir a voz de Deus. A voz de Deus é poderosa, faz tremer o deserto, despede chama de fogo. Meu coração tem a grande expectativa de Deus possa se manifestar a nós nesta noite. Porque quando Deus age ninguém pode deter a sua mão. Meu coração anseia ardentemente que a Palavra de Deus seja o bastão profético na mão de Eliseu, a fim de que aqueles que hoje dormem o sono da morte possam ser despertados. - Isaías 44:3-5.

1. O Despertamento Espiritual da Igreja é uma Promessa de Deus - (Isaías 64:01). 
Deus prometeu. Ele não é homem para mentir. Ele vela pela sua palavra em a cumprir. O sinédrio quis impedir a igreja de crescer: ameaçou, prendeu, açoitou. Mas a igreja de Deus cresceu explosivamente, Deus pode se manifestar poderosamente ainda hoje. O mesmo Espírito que foi derramado no Pentecoste e está sempre conosco, pode ser derramado outra vez poderosamente

2. O Despertamento Espiritual da Igreja é uma Necessidade Vital para os nossos Dias  - (João 7:38).
A água é absolutamente necessária à vida; no mundo agrícola você pode ter a melhor terra, a melhor semente, os melhores insumos e a melhor tecnologia, mas sem água a semente morre mirrada no ventre da terra. Há crentes que passam a vida toda e jamais são despertados, estão sempre áridos, secos: não oram, não estudam a Palavra, não ganham uma pessoa para Cristo. São como a figueira murcha, só folhas, mas nenhum fruto. . O seu coração pode estar seco que ele vai florescer. Deus pode fazer a vara seca de Arão florescer. João 7:38 - fala de rios de água viva fluindo do nosso interior, precisamos desse orvalho do céu.

3. O Despertamento Espiritual da Igreja Virá quando Houver Arrependimento - (2 Crônicas 7:14).
A água é absolutamente necessário para limpar e purificar, o maior obstáculo ao reavivamento da igreja é o nosso pecado.
Deus diz: “Santificai-vos porque amanhã, farei maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5). Deus ordena: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face, arrepender-se dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). O pecado da frieza (não sentem a presença de Deus), o pecado da omissão (muitos crentes não têm frutos); o pecado da conformação (estão satisfeitos); o pecado da impureza; o pecado da mágoa. O pecado deixa a igreja vazia, fraca – O reavivamento vem quando choramos pelo pecado, quando sentimos tristeza segundo Deus, quando contemplamos a santidade de Deus.

4. O Despertamento Espiritual da Igreja Virá quando a Igreja tiver Sede de Deus  - (Isaías 44:3).
Avivamento não é auto-glorificação – O Senhor derrama chuva sobre os sedentos e chuva sobre a terra seca. Hoje muitos correm atrás de sinais; mas avivamento é quando a igreja tem sede de Deus e não de milagres. No avivamento as pessoas desejam Deus mais do que as bênçãos de Deus. O derramamento do Espírito é para os sedentos: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmos 42:1)Precisamos ser despertados para orar! Oh! Como a igreja precisa sentir sede de Deus, saudade de Deus. Oh! como precisamos nos estasiar diante da glória de Deus.

5. O Despertamento Espiritual da Igreja produz Resultados Gloriosos
Quando Deus fende os céus e inflama a igreja, e põe fogo nos gravetos secos, até lenha verde começa a arder. Os corações mais duros se derretem. Ah! Como anseio ver essa igreja como um exército cheio do Espírito a testemunhar do nome de Cristo! Cada médico, cada engenheiro, cada professor, cada enfermeiro, cada advogado, cada professor, cada comerciante, cada profissional liberal, cada estudante, cada dona de casa, cada aposentado. Cada crente dizendo: “Eu sou do Senhor”! Levante-se! Abra a tua boca! O Evangelho é o poder de Deus. Muitos professam que são de Cristo, mas a sua vida nega essa profissão de fé. Há um abismo entre o que se diz e o que se faz, entre fé e vida. Estamos vendo tantos crentes sendo amigos do mundo. Estamos vendo a sociedade transtornada, de cabeça para baixo: corrupção, injustiça, violência. Não há esperança para a nação a não ser que Deus sopre sobre nós o seu Espírito e levante a igreja como voz profética. Precisamos de um avivamento!
______________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAMENTO

1) Você está feliz com a situação da sua célula? Igreja?
2) Faz quanto tempo que você não sente a vida de Deus fluindo de dentro de você? Como está a sua vida com Deus?
3) Você possui um coração de arrependimento? Um coração que busca transformação interior?
4) Entre os pecados citados (frieza, omissão, conformação, impureza e mágoa).
5) Você tem sede de Deus? De qual forma você tem se saciado?

MOMENTO DE ORAÇÃO e AVISOS

ORAÇÃO: Ore para que todos sejam cheios do Espírito Santo! Ore para todos que ainda não foram batizados pelo Espírito, e consequentemente não falam em "línguas". ORE POR AVIVAMENTO DESSA GERAÇÃO!
- ENCONTRO DOS 500: 15 de NOVEMBRO; R$ 15,00.
DICAS DE LOUVOR: Move Tuas Águas (Ministério de Adoração Casarão "MAC") / Águas Purificadoras (Diante do Trono).

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Por que ser professor?

“A maioria dos professores escolhe essa carreira porque quer ajudar outros. [Ser professor] é aceitar o desafio de fazer a diferença na vida das crianças.” — Teachers, Schools, and Society (Professores, Escolas e a Sociedade).
EMBORA alguns professores pareçam se dar muito bem na profissão, lecionar tem os seus muitos desafios — classes numerosas, lidar com muita papelada, burocracia rígida, alunos apáticos e salário inadequado. Pedro, professor em Madri, Espanha, diz: “Ser professor não é nada fácil. Exige muita abnegação. Mas, apesar das dificuldades, ainda acho que o magistério é mais gratificante do que um emprego no mundo dos negócios.”
O desafio pode ser gigantesco em escolas das grandes cidades, na maioria dos países. Drogas, crime, promiscuidade e, às vezes, indiferença parental, afetam bastante o ambiente e a disciplina na escola. A rebeldia é comum. Assim sendo, o que leva muitos profissionais qualificados a escolher essa profissão?
Leemarys e Diana são professoras em Nova York. Elas trabalham com crianças na faixa etária que vai desde a pré-escola até os dez anos. Ambas são bilíngües (inglês/espanhol) e lidam principalmente com crianças hispânicas. Perguntamos . . .
O que motiva o professor?
Leemarys: “O que me motiva? O amor pelas crianças. Eu sei que, para algumas crianças, sou a única pessoa que as incentiva.”
Diana: “Eu dei aulas de reforço para meu sobrinho de oito anos, que estava tendo dificuldades na escola, principalmente com leitura. Fiquei muito feliz quando ele e mais alguns outros conseguiram aprender. Foi assim que decidi lecionar e larguei meu emprego no banco.”
Despertai! fez a mesma pergunta a professores em diversos países, e apresentamos a seguir algumas das respostas obtidas.
Giuliano, da Itália, 40 e poucos anos: “Decidi ser professor porque essa era uma profissão que me fascinava desde quando estava na escola (à direita). Para mim, era uma carreira criativa e estimulante. Meu entusiasmo inicial me ajudou a superar as dificuldades que tive no início da carreira.”
Nick, de Nova Gales do Sul, Austrália: “O mercado de trabalho na minha área de química era bem restrito, mas havia muitas oportunidades na área da educação. Depois descobri que gosto de ensinar, e os alunos também parecem gostar das minhas aulas.”
Muitos decidiram seguir essa carreira inspirados no exemplo dos pais. William, do Quênia, diz: “Quem me influenciou muito na escolha de minha carreira foi meu pai, que era professor em 1952. O que me ajuda a não desistir da profissão é saber que estou moldando a mente dos jovens.”
Rosemary, também do Quênia: “Eu sempre quis ajudar pessoas carentes. Então pensei em ser enfermeira ou professora. A proposta para lecionar veio primeiro. O fato de eu ser mãe aumentou meu amor pela profissão.”
Berthold, de Düren, Alemanha, tinha uma motivação diferente: “Minha esposa me convenceu de que eu daria um bom professor.” E ela estava certa. Ele acrescentou: “Ensinar é muito gratificante. O professor tem de estar convencido do valor da educação e também se interessar pelos jovens. Caso contrário, ele jamais será um professor competente, bem-sucedido, motivado e satisfeito com a profissão.”
Masahiro, da cidade de Nakatsu, Japão: “O que me motivou a escolher essa profissão foi ter tido um excelente professor no ensino médio. Ele gostava muito de ensinar. E o principal motivo de ter continuado na minha profissão é que gosto muito de crianças.”
Yoshiya, 54 anos, também do Japão, tinha um emprego com bom salário numa fábrica, mas se sentia escravizado pelo trabalho e achava massacrante ter de pegar condução diariamente. “Um dia pensei: ‘Até quando vou continuar nesta vida?’ Decidi procurar um emprego em que pudesse lidar mais com gente do que com coisas. Não há nada que se compare ao magistério. Você trabalha com jovens. É muito humano.”
Valentina, de São Petersburgo, Rússia, também gosta desse aspecto do seu trabalho. Ela disse: “Eu escolhi essa carreira. Sou professora do ensino fundamental já por 37 anos. Gosto de lidar com crianças, especialmente crianças pequenas. Eu amo meu trabalho e é por isso que ainda não me aposentei.”
William Ayers, ele mesmo educador, escreveu: “As pessoas são atraídas ao magistério porque amam as crianças e os jovens, ou porque gostam de estar com eles, de vê-los desabrochar e se desenvolver, tornando-se mais capazes, mais competentes e mais atuantes no mundo. . . . O professor . . . dá de si mesmo para beneficiar outros. Eu ensino na esperança de tornar o mundo um lugar melhor.”
Como vemos, apesar das dificuldades e dos obstáculos enfrentados pelos professores, milhares de homens e mulheres se sentem atraídos a essa profissão.
Fonte: Despertai! — 2002 g02 8/3 pp. 5-7

Ser professor: uma escolha de poucos


 Pesquisa com estudantes do Ensino Médio comprova a baixa atratividade da docência.

Nos últimos anos, tornou-se comum a noção de que cada vez menos jovens querem ser professores. Faltava dimensionar com mais clareza a extensão do problema. Um estudo encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC) à Fundação Carlos Chagas (FCC) traz dados concretos e preocupantes: apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma licenciatura.

Uma profissão desvalorizada 



Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular
Ilustração: Mario Kanno
A pesquisa, que ouviu 1.501 alunos de 3º ano em 18 escolas públicas e privadas de oito cidades, tem patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA e contou ainda com grupos de discussão para entender as razões da baixa atratividade da carreira docente. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os jovens pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante (leia as frases em destaque)

"Se por acaso você comenta com alguém que vai ser professor, muitas vezes a pessoa diz algo do tipo: 'Que pena, meus pêsames!'" 
Thaís*, aluna de escola particular em Manaus, AM 

"Se eu quisesse ser professor, minha família não ia aceitar, pois investiu em mim. É uma profissão que não dá futuro." 
André*, aluno de escola particular em Campo Grande, MS 

* Os nomes dos alunos entrevistados foram alterados para preservar a confidencialidade da pesquisa



O Brasil já experimenta as consequências do baixo interesse pela docência. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores com formação adequada à área que lecionam chega a 710 mil (leia o gráfico ao lado). E não se trata de falta de vagas. "A queda de procura tem sido imensa. Entre 2001 e 2006, houve o crescimento de 65% no número de cursos de licenciatura. As matrículas, porém, se expandiram apenas 39%", afirma Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e supervisora do estudo. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009, o índice de vagas ociosas chega a 55% do total oferecido em cursos de Pedagogia e de formação de professores.
Faltam bons candidatos 

A baixa procura contrasta com a falta de docentes com formação adequada 

Ilustração: Mario Kanno
Fontes: Inep e Censo da Educação Superior (2004 e 2008)

Um terço dos jovens pensou em ser professor, mas desistiu
Ilustração: Mario Kanno
Ilustrações: Mario Kanno
O estudo indica ainda que a docência não é abandonada logo de cara no processo de escolha profissional. No total, 32% dos estudantes entrevistados cogitaram ser professores em algum momento da decisão. Mas, afastados por fatores como a baixa remuneração (citado nas respostas por 40% dos que consideraram a carreira), a desvalorização social da profissão e o desinteresse e o desrespeito dos alunos (ambos mencionados por 17%), acabaram priorizando outras graduações. O resultado é que, enquanto Medicina e Engenharia lideram as listas de cursos mais procurados, os relativos à Educação aparecem bem abaixo (leia os gráficos na página ao lado). 


Um recorte pelo tipo de instituição dá mais nitidez a outra face da questão: o tipo de aluno atraído para a docência. Nas escolas públicas, a Pedagogia aparece no 16º lugar das preferências. Nas particulares, apenas no 36º. A diferença também é grande quando se consideram alguns cursos de disciplinas da Escola Básica. Educação Física, por exemplo, surge em 5º nas públicas e 17º nas particulares. "Essas informações evidenciam que a profissão tende a ser procurada por jovens da rede pública de ensino, que em geral pertencem a nichos sociais menos favorecidos", afirma Bernardete. De fato, entre os entrevistados que optaram pela docência, 87% são da escola pública. E a grande maioria (77%), mulheres. 



O perfil é bastante semelhante ao dos atuais estudantes de Pedagogia. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Pedagogia, 80% dos alunos cursaram o Ensino Médio em escola pública e 92% são mulheres. Além disso, metade vem de famílias cujos pais têm no máximo a 4ª série, 75% trabalham durante a faculdade e 45% declararam conhecimento praticamente nulo de inglês. E o mais alarmante: segundo estudo da consultora Paula Louzano, 30% dos futuros professores são recrutados entre os alunos com piores notas no Ensino Médio. O panorama desanimador é resumido por Cláudia*, aluna de escola pública em Feira de Santana, a 119 quilômetros de Salvador: "Hoje em dia, quase ninguém sonha em ser professor. Nossos pais não querem que sejamos professores, mas querem que existam bons professores. Assim, fica difícil".



Fonte: Revista Escola Brasil

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Exploração Sexual Infantil




EDVALDA PEREIRA DA SILVA. Ela tem onze anos, mas já aprendeu as manhas da profissão: não entra no motel, ou no carro, sem receber o dinheiro antes, guardado sempre por outra amiga. Não conhece o pai, e sua mãe, que trabalha na zona do meretrício, não se importa com quem e onde ela dorme. Edvalda se acha igual às outras meninas que fazem programa. Com uma diferença: “eu ainda não tenho peito”. (DIMENSTEIN. 1992, p.69).


 De forma geral, a exploração sexual infantil trata-se do abuso sofrido  por uma criança a qual, por vários fatores, como situação de pobreza ou falta de assistência social e psicológica, torna-se fragilizada. Entretanto, para além das possíveis vulnerabilidades decorrentes da situação socioeconômica - estão outros aspectos, fato que explicaria uma maior vulnerabilidade das meninas, tão expostas à violência contra a mulher até mesmo no ambiente familiar. Além destes, existe o vícios das drogas e o chamado turismo sexual, o qual consiste na chegada de vários estrangeiros a regiões como o Nordeste brasileiro em busca de sexo. Todos estes são aspectos importantes para a compreensão da violência contra a criança.
          Não existem no governo e em nenhuma instituição privada ou do terceiro setor números precisos sobre crianças que estejam se prostituindo no País. Segundo um relatório sobre Exploração Infantil produzido pela ONU, em 2001, o Brasil ocupa o primeiro lugar em Exploração Sexual Infanto-Juvenil na América Latina e o segundo no mundo. Triste liderança ! Existem leis que obrigam os motéis e estabelecimentos similares a entrada de menores de 18 anos. No entanto, como todas as leis, esta também não é cumprida. As ações, por enquanto, se restringem a campanhas preventivas, alertando os turistas através de panfletos e cartazes espalhados pelos principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes, sobre as penas previstas na legislação brasileira para quem comete atos do gênero. Campanhas publicitárias vinculadas pela Embratur em outros países agora também vão passar a conter alerta aos turistas sobre a questão.

          O trabalho da polícia mostra que a maioria dos clientes são brasileiros de classe média alta e rica, empresários bem sucedidos, aparentemente bem casados e, algumas vezes, com filhos adultos ou crianças. Além dos empresários estão, também, na lista, os motoristas de caminhão e de táxis, gerentes de hotéis e até mesmo os policiais. Algumas vezes a mãe não sabe o que acontece ao seu redor, e não tem a mínima idéia de que sua filha possa estar fazendo programas. Já em outros casos, os próprios pais as levam para se prostituírem. É um trabalho rentável e que gera lucro à toda família, sendo a garota a única prejudicada.
Ao nos referirmos às crianças como o futuro da humanidade, não devemos ter receio de cairmos no vazio dos jargões decorados, pois trata-se da mais pura verdade absoluta. Em suma, se o combate à exploração sexual infantil não se tornar imediatamente uma das prioridades do Governo Federal, o que será da nossa civilização num futuro bem próximo?

Ore como uma criança


Certa vez, uma mãe viu seu filhinho sentado em um canto da sala, recitando alto as letras do alfabeto: a, b, c, d, e, f, g… Intrigada, ela se aproximou e lhe perguntou: filho, o que você está fazendo?
Mamãe, você me disse para eu orar sempre a Deus. Acontece que eu não sei como fazer. Então resolvi ir dizendo o alfabeto inteiro para Deus, pedindo que faça uma boa oração com essas letras.
O fato poderia ser tomado como uma dessas coisas de criança se não houvesse tanta fé na simplicidade do gesto. Simplicidade que esquecemos muitas vezes.
Quantas vezes dizemos que não sabemos orar ou como nos dirigir ao Criador. Chegamos a pedir a outros que orem por nós, pelas nossas necessidades, pelos nossos afetos, porque não sabemos como orar.
E é tão simples. Orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.
Não há necessidade de palavras difíceis, rebuscadas ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado.
Já nos ensinou o Mestre Galileu em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.
E sabiamente ainda ensinou Jesus que se devia orar ao Pai em secreto. Portanto, existem muitas preces que nem chegam a ser proferidas. Explodem da alma para os céus sem que os lábios tomem parte, sem que as cordas vocais sejam acionadas.
Deus vê o que se passa no fundo dos corações. Lê o pensamento dos seus filhos.
A oração pode se tomar incessante em nossas vidas sem que haja necessidade de tomarmos qualquer postura especial. A prece pode ser de todos os instantes, sem nenhuma interrupção dos nossos trabalhos.
Pode consistir no ato de reconhecimento a Deus quando escapamos de um acidente que poderia ser fatal. Pode ser um momento de êxtase pela beleza do oceano que joga suas ondas contra as rochas, desejando arrebatá-las para o seu seio. Ou, ainda, ante o espetáculo de cores do arco-íris após a tormenta que despetalou as rosas.
Sem fórmulas prontas, sem palavras encomendadas ou de difícil pronúncia. Rogar, agradecer. Exatamente como a criança que ganha um brinquedo, pula no colo do pai, e diz sorrindo: obrigado, papai. Adorei.
Ou, quando, súplice, pede: papai compra um sorvete? Ah, por favor. Compra, papai. Singeleza, simplicidade. É assim que devemos dialogar com Deus, nosso Pai. Deus, em sua infinita misericórdia, criou um canal especial de comunicação para que a qualquer hora, em qualquer lugar, todo ser pensante pudesse falar com ele.
Este canal chama-se prece. Acessível ao pobre, ao abastado, ao letrado e ao desprovido de recursos intelectuais. À criança e ao adulto. a quem crê e até mesmo a quem não crê mas que um dia se dá conta que é muito confortador ter um Pai que escuta sempre, atende e socorre.
Não se esqueça de usar o seu canal especial de comunicação.

SER CRIANÇA!


Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por quê.
Ser criança é querer ser feliz. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Encontro de Milagres (Suporte)



A paz irmãos, através dessa postagem vou esclarecer alguma dúvidas dos irmãos sobre o Encontro de Milagres, vou anexar o link dos vídeos que serão usados no encontro e a opção de usar os louvores já com as letras. Vou seguir o modelo do Pastor Alexandro adaptado ás minhas mudanças, sem alterar a estrutura.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
http://www.4shared.com/office/Iw73UvApce/Roteiro_geral_e_programao_Deus.html

VÍDEOS DO ENCONTRO

1° - Os 4 pontos que vão mudar sua vida!
https://www.youtube.com/watch?v=i8WDKSlGy5U

2° - Amor
https://www.youtube.com/watch?v=Hd1r-Cy2Byg

3° - Pecado
https://www.youtube.com/watch?v=uV13TP_73FY

4° - Cruz
https://www.youtube.com/watch?v=CAFS_4dGTVA

5° - Decisão
https://www.youtube.com/watch?v=etK4DxOMsI4

6° - Vídeo da Chamada das Casas de Milagres
https://www.youtube.com/watch?v=R7YsuyOR9pk&feature=youtu.be


VÍDEOS OPCIONAIS
1° - Peça "Consequências do Pecado" (Lifehouse)
https://www.youtube.com/watch?v=uFRYdGihOl4

2° - A Paixão de Cristo
https://www.youtube.com/watch?v=fYftQkkugp0


MÚSICAS COM LEGENDA

1ª - Muda Minha Vida
https://www.youtube.com/watch?v=oHjFDbQvIz0

2ª - Que Amor é Esse?
https://www.youtube.com/watch?v=uNdvWp7c2fg

3ª - Última Chance
https://www.youtube.com/watch?v=mhQtLlMHQjg

4ª - Me Ama
https://www.youtube.com/watch?v=OZig3ngAD8k

5ª - Uma Nova História
https://www.youtube.com/watch?v=n5eKTrKNW9w


MATERIAL DAS PALESTRAS

1ª Palestra - Deus Amou
http://www.4shared.com/office/WT5aWL8pba/1_Palestra_-_DEUS_AMOU_-_As_di.html

2ª Palestra - O Homem Pecou
http://www.4shared.com/office/w5Ldzqn6ba/2_Palestra_-_O_HOMEM_PECOU_-_C.html

3ª Palestra - A Cruz
http://www.4shared.com/office/IsSx-rstba/3_Palestra_-_A_CRUZ_-_Jesus_o_.html

4ª Palestra - Decisão
http://www.4shared.com/office/1Jqoc_FKba/4_Palestra_-_DECISO_-_A_Carava.html


PROVIDENCIAR COM ANTECEDÊNCIA

- Televisão ou Data Show
- Cabo HDMI
- Notebook
- Testar os vídeos no aparelho visual
- Aparelho de Som
- Cadeiras
- Mesa
- Cartas e material do correio
- Lanches, bolachas, e bebidas

Qualquer dúvida entrar em contato: José Victor - 98386-4150 / 2754-3254 / prof.victornicola@gmail.com




















quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Edificação: Generosidade, uma marca da igreja de Atos


Introdução: Atos 2. 43-45 / At 10.4 - Uma das marcas dessa Igreja de Atos, era a generosidade. Como aqueles irmãos viviam uma vida desprendida e com valores que nos confrontam e nos ensinam a viver uma vida com principio eternos e totalmente alicerçados com o Reino de Deus.
Vamos compartilhar alguns princípios que regiam essa Igreja e também queremos aplicar a nossa necessidade. Como Igreja precisamos avançar nessa área Deus tem nos abençoado muito, obra tem avançado, Deus tem acrescentado os salvos mas o avanço da obra precisa também o avanço das finanças dos irmãos e do nível de generosidade.
A falta de entendimento ou a falta de conhecer a verdade está comprometendo o avanço da obra.  
Queremos compartilhar alguns princípios que existia nos corações daqueles irmãos e daquela Igreja:

1. O princípio da generosidade - (Provérbios 11:24-25).
Deus nos fez para sermos abençoados, se você realmente quer ser abençoado, aprenda um segredo: a generosidade. Se quisermos viver uma vida abençoada, devemos ser generosos. Sem generosidade, não se pode dizer que somos espiritualmente maduros. Você pode ficar um tanto chocado com essa declaração, mas a generosidade é um traço de caráter presente em todo crente vencedorNão devemos ser generosos apenas com o dinheiro, mas também com nosso tempo e os nossos talentos. Normalmente, os generosos são os mais comprometidos.

2. O princípio da honra - (Provérbios 3:9-10).
O verbo “honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. E é isto o que Deus espera de nós! Muito mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos!
Deus não está atrás de nossas ofertas, e sim da honra que deve ser expressa por meio delas.
Quando a oferta não demonstra a honra que Ele espera, então ela passa a estar numa condição de não mais ser aceita pelo Senhor. A honra não se atém à oferta em si, mas ao anseio de se expressar amor e valor ao Senhor. Encontramos o melhor exemplo deste princípio nas páginas do Novo Testamento quando diz da mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de nardo puro que valia em torno de um ano de trabalho, ela o derramou na cabeça de Jesus como uma forma de o honrar.

3. O princípio do Senhorio - (Mateus 6:21-24).
Aquela Igreja era totalmente desprendida, eles não estavam preocupados em investir toda sua renda e seu dinheiro nas coisas passageiras. A generosidade é uma ferramenta importante para fazer morrer o nosso velho homem! Toda vez que agimos com generosidade, colocamos mais um prego no caixão do nosso velho homem! Essa é uma batalha terrível, porque já fomos escravos do pecado e escravos não são generosos!

Alguns se sentem incapazes de serem generosos, porque ainda são escravos de coisas. Aqueles irmãos entenderam o principio do Senhorio.

4. O princípio de não quebrar princípios - (João 12:06).
O que mais me fascina nessa Igreja é que eles entenderam o principio que Jesus ensinou e não importava o que tinha de errado com alguns eles mantinham o principio correto.
Mas vejamos na Bíblia se existia estes problemas. Os apóstolos tinham convivido com Judas que roubava as ofertas, hoje muitas pessoas quebram prncipios e não dão, não ofertam pois vivemos um tem pó de muito desequilíbrio a respeito de dar dinheiro a instituições religiosas (Igrejas).
Mas vejamos no texto, naquela época já havia pessoas que mantinha uma relação errada com o dinheiro. Judas era da equipe mais o erro de Judas não abriu uma porta para os discípulos deixarem de obedecer um principio. Podemos definir que o erro de muitos lideres, pastores, Igreja não nos dá abertura de quebrar um principio irmãos.
Agora Judas vai estar diante de Deus. Mas aqueles irmãos da Igreja de Atos davam porque eles entendiam que o principio verdadeiro era mais forte do que erros isolados.

5. O princípio de dar e receber - (Atos 20:35).
Dar e receber! Há uma lei instituída por Deus, segundo a qual o princípio para se receber é dar.
Assim como Lucas faz uma menção de Jesus no tocante a dar e rebeber, Paulo também faz.
Há um princípio poderoso na área financeira que Paulo chama de “dar e receber”. A verdadeira generosidade se revela no dar. Existe ainda outro nível de generosidade, que pouco atingiram: é a generosidade sacrificial. Uma doação que requer sacrifício libera a glória de Deus.
Se você quer viver uma vida abençoada, você deve aprender a viver uma vida generosa! O generoso dá além do que o outro espera, surpreende, toca o coração com a sua oferta. O generoso sempre nos constrange, amorosamente. Quando ele percebe nossa necessidade, se apressa em suprir o que está ao alcance dele. Você quer ser abençoado? Seja generoso. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade.

6. Ofertando de maneira correta - (Marcos 12:41-44).
O Senhor vê as nossas ofertas de modo diferente do que costumamos ver
Assim como no dízimo Deus estabeleceu uma proporção dos rendimentos a ser devolvida a Ele, levando-nos a darmos de acordo com o que ganhamos, assim também, no que diz respeito às ofertas, Ele considera as posses (ou o ganho) de cada um.
Este texto bíblico nos revela que uma viúva pobre deu mais do que os ricos que lançavam muito dinheiro. Para eles, aquelas grandes quantias eram trocado apenas, mas, para a viúva, significava tudo o que ela possuía para continuar a viver.
Quem honrou mais a Deus com sua oferta? Certamente foi a viúva, que deu tudo, e não os ricos. Ela demonstrou um amor genuíno. Os outros só cumpriram a sua obrigação! Infelizmente, porém, temos a mania de acharmos que a oferta só é realmente válida se fizer uma boa diferença no caixa da igreja.
Semelhantemente à mulher que quebrou o vaso de alabastro, esta viúva também não fez diferença para o caixa da igreja (figurada no Templo). No entanto, ela demonstrou honra, e é isto que importa!
Aqueles irmãos depositavam aos pés dos apóstolos porque eles entendiam a necessidade da obra.
A EVANGELHO É DE GRAÇA, MAS A PREGAÇÃO DELE CUSTA CARO.
______________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAMENTO

1) O que é generosidade para você?
2) Você tem honrado o Senhor da forma que ele merece? Qual foi a maior honra que você já fez por ele?
3) Você ainda é escravo de algum objeto? Você abriria mão do celular ou do seu notebook pela igreja?
4) Porque as pessoas não são generosas?
5) Comente quando alguém foi generoso com você; e quando você foi generoso com alguém.

MOMENTO DE ORAÇÃO e AVISOS

ORAÇÃO: Ore para que todos sejam generosos! Ore para todos que ainda não foram batizados pelo Espírito, e consequentemente não falam em "línguas".
- CULTO DE ENCERRAMENTO DE JEJUM E CEIA: Nesse domingo.
- ENCONTRO DE MILAGRES: Dia 11 de Outubro.
- DICAS DE LOUVOR: Última Chance (Ministério Ipiranga) / Meu Salvador (Fred Arrais) / Nome Sobre Todo Nome (Davi Silva).

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Coração vazio, palavras vazias!


A realidade das células muitas vezes espelha a realidade espiritual dos líderes. "A célula é a expressão daquele que a lidera"; esse termo não pode ser levado ao "pé da letra"; mas merece um cuidado. Sabemos que todos os ministérios passam por seus "altos" e "baixos"; mas devemos nos atentar se é algo natural ou se é a reflexão da falta de encargo da liderança.
Existem líderes que trabalham de forma correta: evangelizam, discipulam, fazem visitas, mas mesmo assim parece que nada acontece. Muitas vezes eles dão tanta prioridade para as suas células que esquecem do principal: a sua vida interior.
Unção é capacitação; Deus nos enche para nos esvaziarmos nas outras pessoas, Deus derrama em nós seu poder para colocarmos vida nas outras pessoas; mas existem muitas pessoas que falam de Deus mas não tem vida de Deus no seu interior, estão "secas" espiritualmente, são palavras vazias que saem de suas bocas, e isso não tem resultado, porque não basta falar, tem que liberar a Vida, mas só dá Vida quem tem Vida. "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca."  (Lucas 6 : 45).

Muitas vezes a vida de Deus não flui na sua célula porque você que é o canal da vida de Deus está "VAZIO". Não coloque a carroça na frente dos bois, mais importante que sua célula é a sua vida com Deus. Sua célula não tem que estar bem para você ficar bem, você tem que estar bem para a sua célula ficar bem; não sai mais vida de você porque acabou a água, você se esvaziou, mas esqueceu de encher-se de novo.

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas."  (Jeremias 2 : 13)

Para que a água da vida flua em você, você precisa se esvaziar e se encher constantemente, água parada é morte! Encha seu coração de Deus "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."  (Provérbios 4 : 23). 

 Jesus só podia dar água para a mulher samaritana porque dentro dele existia água: 
"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4:14)

Não se encontre sem água, sua célula precisa da vida de Deus, enche-se da Vida de Deus e esvazia-se nos membros da sua célula e assim você verá um renovo espiritual na sua vida e na vida da sua célula.

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."  (Apocalipse 22 : 17)