quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Edificação: Generosidade, uma marca da igreja de Atos


Introdução: Atos 2. 43-45 / At 10.4 - Uma das marcas dessa Igreja de Atos, era a generosidade. Como aqueles irmãos viviam uma vida desprendida e com valores que nos confrontam e nos ensinam a viver uma vida com principio eternos e totalmente alicerçados com o Reino de Deus.
Vamos compartilhar alguns princípios que regiam essa Igreja e também queremos aplicar a nossa necessidade. Como Igreja precisamos avançar nessa área Deus tem nos abençoado muito, obra tem avançado, Deus tem acrescentado os salvos mas o avanço da obra precisa também o avanço das finanças dos irmãos e do nível de generosidade.
A falta de entendimento ou a falta de conhecer a verdade está comprometendo o avanço da obra.  
Queremos compartilhar alguns princípios que existia nos corações daqueles irmãos e daquela Igreja:

1. O princípio da generosidade - (Provérbios 11:24-25).
Deus nos fez para sermos abençoados, se você realmente quer ser abençoado, aprenda um segredo: a generosidade. Se quisermos viver uma vida abençoada, devemos ser generosos. Sem generosidade, não se pode dizer que somos espiritualmente maduros. Você pode ficar um tanto chocado com essa declaração, mas a generosidade é um traço de caráter presente em todo crente vencedorNão devemos ser generosos apenas com o dinheiro, mas também com nosso tempo e os nossos talentos. Normalmente, os generosos são os mais comprometidos.

2. O princípio da honra - (Provérbios 3:9-10).
O verbo “honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. E é isto o que Deus espera de nós! Muito mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos!
Deus não está atrás de nossas ofertas, e sim da honra que deve ser expressa por meio delas.
Quando a oferta não demonstra a honra que Ele espera, então ela passa a estar numa condição de não mais ser aceita pelo Senhor. A honra não se atém à oferta em si, mas ao anseio de se expressar amor e valor ao Senhor. Encontramos o melhor exemplo deste princípio nas páginas do Novo Testamento quando diz da mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de nardo puro que valia em torno de um ano de trabalho, ela o derramou na cabeça de Jesus como uma forma de o honrar.

3. O princípio do Senhorio - (Mateus 6:21-24).
Aquela Igreja era totalmente desprendida, eles não estavam preocupados em investir toda sua renda e seu dinheiro nas coisas passageiras. A generosidade é uma ferramenta importante para fazer morrer o nosso velho homem! Toda vez que agimos com generosidade, colocamos mais um prego no caixão do nosso velho homem! Essa é uma batalha terrível, porque já fomos escravos do pecado e escravos não são generosos!

Alguns se sentem incapazes de serem generosos, porque ainda são escravos de coisas. Aqueles irmãos entenderam o principio do Senhorio.

4. O princípio de não quebrar princípios - (João 12:06).
O que mais me fascina nessa Igreja é que eles entenderam o principio que Jesus ensinou e não importava o que tinha de errado com alguns eles mantinham o principio correto.
Mas vejamos na Bíblia se existia estes problemas. Os apóstolos tinham convivido com Judas que roubava as ofertas, hoje muitas pessoas quebram prncipios e não dão, não ofertam pois vivemos um tem pó de muito desequilíbrio a respeito de dar dinheiro a instituições religiosas (Igrejas).
Mas vejamos no texto, naquela época já havia pessoas que mantinha uma relação errada com o dinheiro. Judas era da equipe mais o erro de Judas não abriu uma porta para os discípulos deixarem de obedecer um principio. Podemos definir que o erro de muitos lideres, pastores, Igreja não nos dá abertura de quebrar um principio irmãos.
Agora Judas vai estar diante de Deus. Mas aqueles irmãos da Igreja de Atos davam porque eles entendiam que o principio verdadeiro era mais forte do que erros isolados.

5. O princípio de dar e receber - (Atos 20:35).
Dar e receber! Há uma lei instituída por Deus, segundo a qual o princípio para se receber é dar.
Assim como Lucas faz uma menção de Jesus no tocante a dar e rebeber, Paulo também faz.
Há um princípio poderoso na área financeira que Paulo chama de “dar e receber”. A verdadeira generosidade se revela no dar. Existe ainda outro nível de generosidade, que pouco atingiram: é a generosidade sacrificial. Uma doação que requer sacrifício libera a glória de Deus.
Se você quer viver uma vida abençoada, você deve aprender a viver uma vida generosa! O generoso dá além do que o outro espera, surpreende, toca o coração com a sua oferta. O generoso sempre nos constrange, amorosamente. Quando ele percebe nossa necessidade, se apressa em suprir o que está ao alcance dele. Você quer ser abençoado? Seja generoso. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade.

6. Ofertando de maneira correta - (Marcos 12:41-44).
O Senhor vê as nossas ofertas de modo diferente do que costumamos ver
Assim como no dízimo Deus estabeleceu uma proporção dos rendimentos a ser devolvida a Ele, levando-nos a darmos de acordo com o que ganhamos, assim também, no que diz respeito às ofertas, Ele considera as posses (ou o ganho) de cada um.
Este texto bíblico nos revela que uma viúva pobre deu mais do que os ricos que lançavam muito dinheiro. Para eles, aquelas grandes quantias eram trocado apenas, mas, para a viúva, significava tudo o que ela possuía para continuar a viver.
Quem honrou mais a Deus com sua oferta? Certamente foi a viúva, que deu tudo, e não os ricos. Ela demonstrou um amor genuíno. Os outros só cumpriram a sua obrigação! Infelizmente, porém, temos a mania de acharmos que a oferta só é realmente válida se fizer uma boa diferença no caixa da igreja.
Semelhantemente à mulher que quebrou o vaso de alabastro, esta viúva também não fez diferença para o caixa da igreja (figurada no Templo). No entanto, ela demonstrou honra, e é isto que importa!
Aqueles irmãos depositavam aos pés dos apóstolos porque eles entendiam a necessidade da obra.
A EVANGELHO É DE GRAÇA, MAS A PREGAÇÃO DELE CUSTA CARO.
______________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAMENTO

1) O que é generosidade para você?
2) Você tem honrado o Senhor da forma que ele merece? Qual foi a maior honra que você já fez por ele?
3) Você ainda é escravo de algum objeto? Você abriria mão do celular ou do seu notebook pela igreja?
4) Porque as pessoas não são generosas?
5) Comente quando alguém foi generoso com você; e quando você foi generoso com alguém.

MOMENTO DE ORAÇÃO e AVISOS

ORAÇÃO: Ore para que todos sejam generosos! Ore para todos que ainda não foram batizados pelo Espírito, e consequentemente não falam em "línguas".
- CULTO DE ENCERRAMENTO DE JEJUM E CEIA: Nesse domingo.
- ENCONTRO DE MILAGRES: Dia 11 de Outubro.
- DICAS DE LOUVOR: Última Chance (Ministério Ipiranga) / Meu Salvador (Fred Arrais) / Nome Sobre Todo Nome (Davi Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário