segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O Grande "Eu Sou" - YHVH


"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êxodo 3:13-14).

DEUS é título, assim como rei, presidente, diretor etc. Mas Deus tem um nome pelo qual Se identifica. Êxodo 3.14 revela o Nome de Deus, o qual expressa a Sua Natureza: “EU SOU QUEM SOU”, ou “EU SOU”. Essa expressão  na língua hebraica (língua na qual foi escrito o Antigo Testamento) é representada por quatro consoantes (o hebraico não possui vogais): YHVH.


"Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão" (Êxodo 20:7).


O significado exato do Tetragrama YHVH ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas. Mas, em muitas bíblias, esse nome significa Ele Causa Que Venha a Ser, ou Jeová. Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia, esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: Serei o que Serei.” – Almeida Revista e Atualizada. E assim também compreenderam os tradutores da Versão dos Setenta: "Ego eimi ho ôn". Disse Deus a Moisés: "Eu sou Aquele que é". Disse mais: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'EU SEREI me enviou até vós.' " - Bíblia de Jerusalém. 
Esta expressão Eu sou o que sou é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia. Isso corresponde a "Eu sou aquele que é""Eu sou o existente". YHVH estaria assim confirmando sua própria existência. Essas quatro letras que formam o Nome Sagrado de Deus, têm sido pronunciadas como  JEOVÁ, JAVÉ  ou  IAVÉ. Os eruditos têm preferido a última, escrevendo-a como  YHAVEH.
Porém temos usado a forma comum; ou seja, Jeová (os vogais das palavras adonay e elohim foram ajuntados ao tetragrama YHVH, ficou YeHoVaH. Esta pronúncia veio a partir da pontuação das vogais, no ano de 1518.

Veremos algumas traduções do Santo Nome YHVHYHAVEH / YEHOVAH:

1) EU SOU O QUE SOU
Só Ele é. O Grande Eu Sou nos leva a refletir: Quem nós somos? O verbo "Ser" não existe na linguagem hebraica, mas Deus é. O nome de Deus sempre teve controvérsias, por ser um nome "diferente", "inusitado"; onde ele defende que Ele é. Se só Ele é, quem nós somos? Nada. Ele "é" tudo em todos (Efésios 1:23), nada somos se não for por Ele e através Dele. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

2) SEREI O QUE PRECISA SER
Em outras traduções Deus é o que precisa Ser. Isso não é maravilhoso? Tudo que você precisar Deus será! Se você precisa de um amor, Ele é o Amor; se você precisa de paz, Ele é o Príncipe da Paz; se você precisa de proteção, Ele é o General de Guerra - A nossa bandeira; se você precisa de um pai, Ele é o pai da eternidade. Tudo que precisamos encontramos Nele, pois ele é e sempre será o que precisa ser.

3) EU SOU O EXISTENTE
Só ele é Deus! Ele é o auto-suficiente Pai da Eternidade. Nada criou Deus, pois ele é o Criador de tudo. Ele sempre existiu e sempre existirá, não precisamos confirmar a sua existência, precisamos somente crer que Ele existe! Acima de tudo e de todos, e em todo o lugar está Deus, sua onisciência, onipresença e onipotência o leva a ser auto-suficiente.
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8).

4) MOSTRARÁ SER - AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO
Deus não é uma pessoa perdida e sem propósito ou objetivo na vida; sempre escultei que Deus é um Deus de propósitos, e fiquei surpreso na minha pesquisa que uma das traduções do Seu Santo Nome é: "Aquele que tem um propósito". Tudo que Deus faz tem um propósito, é fácil observar isso em nosso cotidiano, onde "vemos" a mão invisível de Deus movendo nossas vidas, como é bom estar no centro da vontade de Deus e ver Ele trabalhando em nosso favor. Muitas vezes parecemos estar perdidos, tragédias e situações desagradáveis acontecem durante a nossa vida, mas no final vemos a luz, vemos que tudo estava sendo formado para algo muito maior e melhor. Se você andar na palavra de Deus e buscar agradar o YHVH e renovar a sua mente você verá a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, muitas vezes o que dá errado para nós é o Seu acerto, quando pensamos que tudo falhou na verdade é um livramento de Yhaveh.

Vede agora que eu, EU O SOU, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. - O GRANDE "EU SOU".
Deuteronômio 32:39 / Isaías 45:7