quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

E o nosso bom velhinho? Onde fica?



Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas.

Não, ele não está na bíblia. Não, ele não é o motivo do Natal, o motivo do natal é:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6

Por que 25 de Dezembro?

Mosaico de Jesus Cristo retratado como Sol, ou “deus Sol”, no Mausoléu “M” na necrópole pré-quarto século sob a Basílica de São Pedro, em Roma. É nomeado “Christo Sole” (Cristo, o Sol) e é datado do final do século terceiro pelos arqueólogos italianos. Os deuses continuam os mesmos, só os nomes são alterados.
Até o ano 300 d.C. o nascimento de Yeshua era comemorado pelos cristãos em diferentes datas.
No ano 354 d.C. o papa Libério, sendo o imperador romano Justiniano, ordenou que os cristãos celebrassem o nascimento de Yeshua no dia 25 de dezembro. Provavelmente, ele escolheu esta data porque em Roma já se comemorava neste dia o dia de Saturno, ou seja, a festa chamada Saturnália. A religião mitraica dos persas (inimiga dos cristãos) comemorava neste dia o NATALIS INVICTI SOLIS, ou seja, “O Nascimento do Sol Vitorioso”.
Na tentativa de “cristianizar” cultos pagãos, o clero da era das trevas (de Constantino até a Idade Média) tentou de todas as formas conciliar o paganismo com o cristianismo. Um bom exemplo disto foi a criação dos santos católicos, substituindo as festas e padroeiros pagãos. Vênus, deusa do amor; Ceres, deusa da colheita; Netuno deus do Mar; assim como São Cristovão é o padroeiro dos viajantes; Santa Bárbara, protetora dos trovões e o famoso Santo Antônio é o padroeiro do casamento.
Vamos dar um jeitinho no paganismo? Não deixe de crer, é só trocar os nomes, é só "tampar o sol com a peneira". Nisso vemos o misticismo invadindo a igreja, é mais fácil "maquiar" a mentira que tratar com ela, o famoso jeitinho brasileiro, que descobrimos não ser só brasileiro, mas humano. Enfim, não importa a data, o que importa é Cristo ser o centro de todos os nossos dias! Se escolheram dia 25, comemoremos dia 25, mas se você não quiser comemorar nessa data seja livre, pois foi para viver em liberdade que Ele te libertou!

Afinal, quando nasceu Jesus?


Muitas pessoas (igrejas) questionam a validade do Natal porque não se sabe ao certo quando nasceu o Messias, vamos ver segundo estudos minuciosos das escrituras o possível mês do nascimento do Santo Yeshua.
Lucas foi o evangelista mais minucioso. Vejamos algumas passagens:
Lucas 2.8 – diz que haviam pastores guardando seus rebanhos durante as vigílias da noite. O inverno em Israel é rigoroso e isto é pouco provável que tenha acontecido no inverno.
Lucas 2.1 – diz que César Augusto convocou um recenseamento para o povo judeu. É pouco provável que realizariam um recenseamento no inverno, onde povo deveria percorrer a pé ou no máximo em lombo de animal, grandes distâncias durante o inverno. Além do mais, Yosef (José) não iria expor uma mulher grávida a andar a céu aberto nestas condições.
Vejamos, portanto, quando realmente Yeshua (Jesus) nasceu. Analisando atentamente alguns versículos bíblicos, podemos concluir que Yeshua não nasceu em dezembro (inverno) e sim nos prováveis meses de setembro ou quando muito outubro, meses em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, como diz João 1.14: “… e a Palavra se fez carne e habitou entre nós…”, “habitou” no original grego é ‘skenesei’ que se traduz como ‘TABERNACULOU’.
Não importa o mês de Seu nascimento, o que realmente importa é o nosso coração grato e devoto ao Grande Yeshua! Maranata!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que faz você "Feliz"?

  • Esta história roda a internet em vários estilos e traduções diferentes, mas está relatada nos arquivos de seminários da Universidade de Fresno na Califórnia, e aconteceu durante um seminário para casais. Durante o mesmo, um dos palestrantes perguntou a uma das esposas:
  • "Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade?"
    Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.
    Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro "NÃO", daqueles bem redondos!
    "Não, o meu marido não me faz feliz"!
    O marido ficou desconcertado, mas ela continuou:
    "Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz".
    "O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade.
    Eu determino que serei feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.
    Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável.
    Eu preciso decidir ser feliz independente de tudo o que existe! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não, eu sou feliz!
    Hoje sou casada mas eu já era feliz quando estava solteira.
    Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de "experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria ou tristeza".
    Quando alguém que eu amo morre, eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza.
    Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
    Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque está muito frio, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.
    Amo a vida que tenho mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.
    Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar em seus ombros. A vida de todos fica muito mais leve.
    E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos."
    Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade! SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.
    E isso vale para mulheres e homens de qualquer idade.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Edificação pelo WhatsApp!!!



Irmãos, caso alguém necessite da palavra de domingo para edificação e eu não tenha compartilhado no blog (que demanda um tempo maior), eu geralmente a tenho em meu celular, com perguntas para compartilhamento, quem estiver interessado é só chamar no WhatsApp: 98386-4150.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oseias 6:3

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Edificação: Regras para alcançar o "Impossível".

Introdução: Existem coisas que só acreditamos porque estão escritas na bíblia. Como quando Elias foi arrebatado em um cavalo de fogo, como quando Deus fez o povo atravessar em seco o Mar Vermelho, quando fez Daniel sair ileso da cova dos leões; várias histórias da bíblia que seriam impossíveis só acreditamos porque a bíblia é infalível, e o fato de Pedro andar sobre as águas é uma dessas histórias impossíveis de acontecer, vemos na história de Pedro regras para alcançar o impossível e andar em cima das águas turbulentas, em cima dos problemas, em cima dos desafios e provar o milagre, o impossível, a provisão de Deus. - Mateus 14:22-33.
Regras para alcançar o IMPOSSÍVEL:

1. Não siga o conselho de quem fica no barco - (Isaías 64:01). 
Provavelmente os outros discípulos não creram que aquilo fosse possível e podem até ter tentado desmotiva-lo. Precisamos avaliar as pessoas que andamos, as pessoas que fazem parte do nosso grupo social, tem gente que é freio em nossa vida, ande com quem te leva pra Deus, ande com quem te acelera, te leva a avançar; pessoas que te leva a sonhar e não destroem os seus sonhos, "não esculte quem fica no barco". Relacionamentos não são neutros, 90% das pessoas que saem da igreja são pessoas que caem em grupos errados dentro da igreja, escolha restritamente suas amizades, que não haja mistura em nosso meio.

2. Não faça na sua força - (Mateus 14:28).
Só prova do milagre aquele que confia em Deus. Põe o pé na água e confia em Deus, creia que Deus está no controle de tudo e arrisque se for possível, e se for impossível arrisque também, fé é o padrão, é acreditar sem ver, é pisar mesmo achando que vai afundar, é se entregar totalmente no controle de Deus. Saia do conforto, deixa Deus fazer, dependa Dele; não fique dependendo do seu sustento ou dos seus talentos, entrega seus talentos e dons pra Deus, para de fazer e começa a observar Ele fazer tudo por você! Pisa na água, o resto é por conta Dele!

3. Não fica no barco.
Sia de cima do muro, saia do lugar seguro, confie sem vê. Seja ousado em Deus, tenha fé e bom ânimo, só assim você alcançará a terra prometida. No Egito tem repolho e cebola, mas em Canaã em uma terra que emana Leite e Mel! Deus não te chamou para viver na mesmice, em uma vida medíocre, uma vida mediana, Deus te chamou para viver um MILAGRE! mas para isso voce tem que sair do barco, sair da mesmice, sair do lugar seguro e ir além de suas forças para poder se agarrar nas asas do Altíssimo e ir mais alto!
4. Não olhe o natural. (Mateus 14:30).
Não olhe o natural, não olhe suas fraquezas, vá além de suas limitações, comece a viver o sobrenatural de Deus! Deus tem o melhor! O fundamento é a fé, focalize o sobrenatural! Enquanto Pedro olhava pra Jesus ele ficava em cima das águas, quando ele olhou para suas fraaquezas e limitações pensou estar afundando; olhe pra Jesus. O que você deseja pra 2015? Não olhe pro natural.
______________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAMENTO

1) Qual experiência com Deus você gostaria de ter esse ano?
2) Nenhuma amizade ou relacionamento é neutro, suas amizades te levam a ser mais santo e profundo em Deus, ou mais terreno e distante de Deus?
3) Qual é o seu barco? Sua zona de conforto?
4) O que você quer alcançar em 2015?
5) Você tem pisado na água? A atitude de Pedro foi sair do barco e pisar na água, o que você tem feito para alcançar o seu milagre? Alcançar o Impossível?!

MOMENTO DE ORAÇÃO e AVISOS

ORAÇÃO: Ore pela família Olivares que recentemente perdeu a mãe e o pai.
DICAS DE LOUVOR: Pai Nosso / Teus Sonhos / Sobre as Águas.