2. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.
Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: "O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!"; “Cale-se e saia dele!", repreendeu-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um novo ensino - e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!" As notícias a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região da Galileia. - Marcos 1:21-28.
Um novo ensino, e com autoridade! - Eles disseram. Isso acontece porque o evangelho é o poder de Deus (Romanos 1:16)! Jesus não veio somente para ensinar a Lei, ele veio para para pregar boas novas aos mansos; restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; para pregar o ano aceitável do Senhor (Isaías 61:1,2)! Diferente dos outros rabinos que viviam buscando como interpretar a lei, Jesus estava preocupado em praticá-la, em sua finalidade (Romanos 10:4). Jesus estava preocupado em restaurar a humanidade de todos que chegavam a ele, seu objetivo principal era libertar as pessoas de suas prisões, curar os corações feridos, declarar: VOCÊ É LIVRE! VOCÊS NÃO ESTÃO SOB MALDIÇÃO, AGORA VOCÊS FORAM ACEITOS! EU VIM PARA INAUGURAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR! VOCÊ É ACEITO!
Jesus não somente libertou aquele homem, ele o colocou novamente na sociedade, ele restaurou propósito, sonhos, ele o humanizou. O que o pecado faz em nossas vidas é nos desumanizar, nos levar a agir como animais, escravos de nossos prazeres e limitações (Romanos 1:26,27), Deus restaura a humanidade e quebra as cadeias deste mundo caído.
3. Compadecido, estendeu a mão e o tocou...
Uma pessoa que sofrer de uma doença contagiosa da pele deverá vestir roupas rasgadas, deixar os cabelos sem pentear, cobrir o rosto da boca para baixo e gritar: “Impuro, impuro! ” Enquanto sofrer de uma doença contagiosa, a pessoa continuará imunda e precisará morar sozinha, fora do acampamento. - Levíticos 13:45-46.
Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres, podes purificar-me! " Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado! " Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. - Marcos 1:40-42
- Impuro! Impuro. Eu sou impuro.
Era dessa forma que um leproso deveria se identificar ao chegar em qualquer lugar, ele deveria abaixar o seu rosto e gritar: IMUNDO! EU SOU IMUNDO!
Mas algo em Jesus mudou sua identidade, seu comportamento, algo naquele rabino era diferente, Jesus era receptivo, Jesus era caloroso, era dócil, era manso, era esperançoso. Ao aproximar-se de Jesus, ele não gritou: IMUNDO SOU, AFASTE-SE DE MIM! Ele disse: “Senhor, eu sei que, se você quiser eu serei curado!”.
Mas se a atitude daquele leproso quebrou toda a tradição e colocou todos a sua volta em perigo, a atitude de Jesus foi mais espantosa! Jesus, totalmente compadecido, estendeu a mão, tocou e disse-lhe: Quero, fica limpo! - Marcos 1:41.
Jesus é aquele que se compadece com a nossa situação, com nossa dor, com nosso sofrimento. Compadecer significa: padecer junto, sofrer junto. Você não está sozinho(a), Jesus está passando por essa situação junto com você, ele padece contigo.
Aquele que tocasse em um leproso seria considerado impuro, assim como ele. Jesus era um rabino, ele sabia da tradição, mas a tradição não o impediu, ele poderia curar o leproso sem o tocar, mas Jesus não se limita, ele não tem medo de que o meu pecado o contamine, ele não se afasta de mim porque eu sou cheio de traumas, limitações, defeitos, doenças e pecados, ao contrário, Ele está perto, perto demais, Ele quer me tocar, Ele quer me abraçar, Ele não tem vergonha ou nojo de mim, Ele me ama, Ele se importa. Ele não só me toca, mas ele tem desejos, sentimentos e ambições sobre mim, Ele quer que eu fique limpo. No instante que ele me tocou, desapareceu a lepra e eu fiquei limpo, purificado!
- Puro! Puro! Eu sou puro!
4. Filho, os teus pecados estão perdoados.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? - Marcos 2:5-7
- Prazer, Deus.
Se Jesus tivesse dito isso, não teria problema nenhum. Só Deus pode perdoar pecados, Jesus é Deus. Neste momento da história de Jesus, quatro homens levaram um amigo paralítico para ser curado por Jesus, aquele homem não foi a Jesus para ser perdoado, mas para ser curado. Mas a cura que Jesus tinha prioridade era outra, a cura que Deus tem para mim e para você é outra. O que adianta Deus te curar do câncer hoje, e depois de 20 anos você morrer eternamente? Não, Deus é um Deus de vida abundante, Ele quer te curar para que você viva eternamente (João 10:10)! Para que isso aconteça, Ele precisa tirar de você uma doença que te condenará à morte, uma doença terminal, chamada “pecado original” (Romanos 5:12-21 / 1 Coríntios 15:22). Mas, diferente dos outros que estavam naquela casa, Jesus via o interior daquele paralítico, Jesus não só tinha como objetivo dar vida ao espírito morto daquele homem, Deus queria curar a sua alma também.
Aquele homem viveu toda sua vida sob condenação, já que eles acreditavam que a Lei era a causadora de toda a maldição sobre a vida deles, ele era acusado de estar naquelas condições por culpa de seus pecados ou do pecado dos seus pais, ele vivia subjugado, aflito e condenado por todos (João 9:1-2). Ao Jesus declarar: “perdoados estão os seus pecados” - Ele estava dizendo: não há mais condenação, não é por causa de você ou dos seus pais, para de se culpar, você é aceito, eu vou operar um milagre, espere e verás, a graça chegou, você está no ano aceitável do Senhor, você foi aceito! Depois de Jesus curar seu espírito e sua alma, chegou o que todos esperavam, Jesus cura sua paralisia, cura tudo que o tem impedido de seguir em frente. Jesus restaura a humanidade daquele homem, mostra um novo e vivo caminho, um caminho de cura, perdão e restauração completa.
5. Não vim chamar justos, mas pecadores.
E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Marcos 2:16,17
A lâmpada só cumpre seu propósito em um local de trevas. Ninguém ilumina um lugar que já tem luz. O chamado de Deus para nós é que façamos a diferença não na igreja, mas no mundo. Os cultos e reuniões devem funcionar como o intervalo de um jogo de futebol, onde o treinador ajusta as estratégias, alinha os propósitos, define os objetivos, e trata dos ferimentos. Porém, é no campo que vemos se nosso time é um time vencedor. É entre os pecadores que precisamos anunciar a salvação, são os doentes que precisam de médicos. Os rabinos não se misturavam com o povão, não se relacionavam com aqueles que serviam os romanos e muito menos com aqueles que não seguiam seus ensinamentos, mas foi Jesus quem nos ensinou a deixar as noventa e nove da casa de Israel e ir atrás da ovelha perdida (Lucas 15:1-7). Jesus nos ensinou a amar o samaritano (Lucas 10:25-37 / João 4:4-42), aquele que identificamos como nosso inimigo, a tocar no leproso (Marcos 1:40-42), a perdoar o paralítico pecador e amargurado (Marcos 2:5-7). Você está disposto a conversar, sentar na mesa e compartilhar o pão com aquele que pensa diferente de você? Com um pecador? Com uma abortista, uma feminista, um militar reacionário, um ditador, um esquerdista, um nazista, um racista, um homossexual, uma prostituta, um impuro? Jesus estava disposto a festejar com eles, Jesus estava disposto a transformar a água em vinho, a multiplicar o pão com esse tipo de gente e fazer uma grande festa que escandalizaria o mais conservador, não uma festa regada a pecado, mas regada com sangue, com perdão, justificação, cura e misericórdia. Jesus não passa o pano para o pecado, ele passa o sangue! Entenda, muitas vezes você será a única bíblia que seu vizinho, que sua tia irá ler. Mas lembre-se, ninguém que já sentou na mesa com o Senhor conseguiu sair da mesma forma que sentou; peça para Deus te dar oportunidade de falar do seu amor, não esconda sua luz, coloque ela em um lugar de destaque (Lucas 8:16-18).
Engraçado como Jesus se sentia confortável em andar com pecadores, ele parecia não se sentir tão bem andando com os "crentes". Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. - Mateus 21:31
6. Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. - Marcos 2:27
Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Depois Jesus lhes perguntou: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? " Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo. - Marcos 3:2-6.
Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. - Mateus 5:17
Um dos mandamentos que era mais estudado e discutido era o de guardar o sábado, existiam grandes descritos do que pode ou não fazer no sábado. O homem havia se tornado escravo da Lei, mas Cristo veio ser Senhor não através da Lei, mas do Amor (Gálatas 5:14). Os fariseus testaram a Jesus, se ele faria uma cura no sábado, o nível da maldade do homem usando a Lei - que é boa e perfeita (Romanos 7:12) - chegava ao ponto de proibir fazer o bem, pois para eles cumprir a Lei era mais importante que amar e fazer o bem (Tiago 4:17). Parece um absurdo isso, não é?! Sim! Um absurdo! E esse absurdo tem acontecido até hoje entre os crentes, quantos não usam a bíblia para pregar ódio, desprezo, e intolerância? Quantos pais cristãos batem e expulsam seus filhos que são homossexuais? Quantos pais desprezam suas filhas que engravidaram fora do casamento ou que escolheram namorar alguém que não estava dentro das expectativas deles? Quantos não usam a Lei de Deus para condenar essas pessoas? Se tornando os grandes juízes da moral bíblica.
Cristo quebrou a tradição e cumpriu a Lei. Sim, Cristo cumpriu a Lei, a Lei Maior: Toda a Lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo" - Gálatas 5:14. A maior lei é a lei do amor, o sábado (a lei) foi feita por causa do homem, e não o homem por causa do sábado (da lei). Marcos 2:27
A Lei é santa, mas a finalidade da Lei é chegar em Cristo (Romanos 10:4). É entender que só em Cristo eu cumpro a Lei, é entender que o cumprimento da Lei está em um novo mandamento: que amemos uns aos outros; como Cristo nos amou, nisto seremos conhecidos como discípulos de Cristo, se amarmos uns aos outros. - João 13:34-35.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. - 1 Coríntios 13:1-3.
Esse é o evangelho da graça, esse é o evangelho do reino, esse é o ano aceitável do Senhor, essa é a essência da religião!