Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
2 Timóteo 2:1-2
Viver uma vida consagrada ao Senhor é algo mágico. Tantos momentos de lutas, vitórias, perdas e conquistas. Realmente servir ao Senhor é viver uma vida de emoção e dependência Nele. Neste ano de 2015 eu encerro o meu ministério no Jardim Colorado/Jardim Iva, e no próximo ano iniciarei mais um tempo ministerial na Vinho Novo de Ribeirão Preto.
Esses 4 anos que ministrei e fui ministrado pelos irmãos do Jd. Colorado/Jd. Iva foi marcante em minha vida, tantos discípulos e filhos foram marcados e me marcaram durante esse tempo, pessoas preciosas, verdadeiros cristãos que levarei para sempre em meu coração.
Não posso encerrar esse tempo tão precioso sem deixar minha última ministração em seus corações, não posso partir sem dar os conselhos que foram o norte do meu ministério até hoje, os conselhos de um pai.
1. Ame a Deus sobre todas as coisas - (Mateus 22:37).
A prioridade da vida cristã deve ser ter um relacionamento íntimo com Deus. Priorize sempre a vida de oração, dê ênfase ao "quarto de escuta", ao "monte", à "casa de oração", às vigílias. Deus te chamou para viver uma vida de desfrute em Tua presença. Você é aquilo que você come, se você se alimentar de Deus, você ficará parecido com Ele (II Coríntios 3:18). Devemos comer e beber do Senhor (João 6:54), se relacione com Deus a um nível pessoal, conheça o altar, o lugar onde você transforma a pressão em poder. Avalie sua vida espiritual, ela está saudável ou doente? Dê vitamina a ela, jejum e oração. Acima de tudo, ame a Deus sobre todas as coisas, só podemos amar aquele que temos um relacionamento, como está seu relacionamento com Deus? Ele é uma pessoa que te ama, como se só houvesse você para amar!
"Quem for fraco em sua comunhão com Deus, será fraco em tudo" - Charles Spurgeon.
2. Ame o teu próximo como a ti mesmo - (Mateus 22:39)
O nosso amor a Deus nos leva a amar ao próximo, pois quem não ama ao próximo não pode amar a Deus (I João 4:7,21), um mandamento está ligado ao outro. Quando um dos "doutores da lei" questionaram Jesus sobre qual seria o grande mandamento da lei, Ele resumiu nesses dois; mas se há mandamento difícil de ser cumprido são: amar a Deus sobre todas as coisas e amar o nosso próximo como a nós mesmos, pois temos em nós um instinto egoísta, que sempre dá preferencia naquilo que nós queremos independente da vontade de Deus ou da necessidade dos nossos irmãos. Nós como cristãos temos a revelação do amor de Deus que deve ser no formato da cruz, de forma vertical "I", um coração alinhado com o Dele, e de forma horizontal "-" um coração ligado ao do nosso irmão. Deus nos mandou amar, amar é expressar o que Ele é, pois Deus é amor (I João 4:8).
Portanto escolha amar, o amor não é um sentimento, é uma decisão. Ame independente do outro, ame seus inimigos, ame seu patrão, seu discipulador, seus líderes, seu pastor, seus pais, sua família, espalhe amor, espalhe Jesus!
3. Fazei discípulos para Cristo (Mateus 28:19)
Deus nos deu uma missão: Fazer discípulo de todas as nações. Como um bom soldado (2 Timóteo 2:3) Ele nos designou para uma missão de amor. Somos mensageiros da cruz, atiramos no morto para fazê-lo viver, somos a patrulha da salvação, somos a esperança do mundo.
Em um mundo caótico nós somos a solução, nós a igreja do Senhor Jesus, somos a expressão Dele na terra. Não desista dessa missão, não pare no meio do caminho, mesmo que as coisas pareçam difíceis Ele já nos garantiu vitória.
4. Honra (Romanos 13:07)
Dai honra a quem merece honra, não seja devedor de ninguém. A honra tem o poder de liberar bençãos em sua vida, quando você deixa de honrar quem não é abençoado é você, precisamos aprender a valorizar os nossos irmãos, a amá-los e honrá-los em todo tempo. Para algumas pessoas é fácil honrar, para outras é difícil, não importa, todos devem honrar. Mas não honre só com palavras, faça como Deus: amou tanto que "deu". Amar envolve sacrifícios, envolve não amar só com palavras mas também com atitudes. Presenteie eu líder, seu amigo, seu chefe, honre aquele que merece honra.
5. Família (I Timóteo 5:08)
A família é a base de qualquer sociedade, por isso Satanás tem destruído as famílias na terra. Deus quer restaurar as famílias, colocar nessas a cultura do Reino. Ele se importa tanto com a família que se expressa dessa forma: Pai e Filho. Muitas vezes ouço e vejo pessoas negligenciando suas famílias, por causa do dinheiro, por causa da "fama", por causa dos estudos e até por causa da igreja.
Recentemente comentei com um líder da minha igreja local sobre investir na família e se disciplinar a passar um tempo com ela, desafiei esse jovem a separar pelo menos um dia da semana para seus familiares; esse jovem que raramente investi nisso se assustou e falou que não seria possível, ele se disciplinaria pra tentar uma vez ao mês. Isso por causa da igreja, mas a base da igreja são famílias, o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua família? Sua família é sua primeira igreja. Olha o que fala em I Timóteo 5:8: "Mas se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé e é pior que um incrédulo." - Olha a importância que Deus dá à família, podemos ver isso também na cruz, todas as palavras que Jesus mencionou na crucificação é de extrema importância e de significados direcionais, ex.: "Pai, perdoa-lhes / Está consumado / Meu Deus, meu Deus, por quê me abandonaste"; e ali na cruz Ele dá uma importante direção para a sua família: E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa (João 19:25-27).
Até mesmo na cruz, Jesus se importou sobre o fim que sua família teria na terra, ele zelou pela vida de sua mãe, ali naquele momento de dor Ele investiu em sua família, não desamparou sua mãe, se importou com ela. Assim como Jesus, invista em sua família!
6. Cuidado com o que fala e como fala (I Pedro 2:17)
Respeito, honra, amor, submissão; são atitudes nobres que nós como filhos de Deus devemos ter. Porém, é algo que virou uma raridade! Me espanto com a forma que as pessoas falam com seus pais, avós, com pessoas mais velhas; acham que podem falar qualquer coisa, ou de qualquer forma. A bíblia nos ensina que toda autoridade vêm de Deus, se desonramos e desrespeitamos nossas autoridades estamos desonrando a Deus. Não devemos tratar nossas autoridades de qualquer forma, não são todas a "brincadeiras" que podemos fazer com nossos líderes, pastores, pais. Devemos aprender a tomar o nosso lugar em cada situação, sempre instruí meus filhos espirituais sobre como se reportar ás suas autoridades, nunca aceitei que falassem comigo de qualquer jeito, o respeito é fundamental para qualquer relacionamento. Se eu ver um discípulo falando de qualquer jeito com seus pais, ele será exortado. Devemos tomar muito cuidado com o que falamos e como falamos para não darmos lugar à desonra em nossas vidas e deixarmos de ser abençoados.
7. A maldição da expectativa (Jeremias 17:05)
É impossível não gerarmos expectativas, mas quanto menos você gerar menos risco terá de se frustrar. Expectativa é esperar um retorno daquilo que queremos, isso pode ser danoso pois nem sempre as pessoas tem a nos oferecer o que tanto almejamos.
Nossas expectativas tem que ser em Deus, Ele é o nosso braço forte, nosso porto seguro. "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! (Jeremias 17:5)". A palavra "confia" significa em sua tradução mais correta: "Estribar-se, depender de tal forma"; ou seja, maldito o homem que depende do outro homem. Nossa dependência tem que ser no Senhor, Ele é a nossa maior fonte, não devemos confundir canal com fonte, pessoas são canais, se elas deixarem de nos abençoar Deus enviará outras pessoas, pois nossa fonte é o Senhor, dependemos Dele para nos abençoar.
8. Vencendo a solidão (Salmos 68:5-6, 27:10)
O ser humano tem um poder de adaptação incrível. Podemos encontrar pessoas vivendo no deserto do Saara, também podemos ver no Alaska, mas se tem algo que até hoje o homem nunca conseguiu se adaptar foi com a solidão, estar sozinho não faz parte da natureza do homem, quando Deus viu o homem sozinho logo viu sua necessidade e fez para ele uma companhia (Gênesis 2:18). Mas existem momentos em que estamos só, até mesmo Jesus naquela cruz se achou sozinho: Meu Deus, meu Deus, por quê me abandonaste? (Marcos 15:34). A solidão assolou Moisés, Elias, José, Paulo; grandes homens da fé passam por uma fase de solidão; devemos aprender a transformar a solidão em solitude! Esse é o segredo. Solidão é a dor de estar sozinho; solitude é a glória de estar sozinho. Aproveite o tempo que você estiver sozinho, se sentindo só, para se aproximar Daquele que nunca te abandona, o pecado é a única coisa que pode nos separar Dele, mas através de Jesus todos os nossos pecados foram perdoados e temos livre acesso ao trono da graça de Deus, Ele sempre está conosco, Ele é o Emanuel, o Deus conosco, o Deus em nós. Ele mora em nós, Ele vive em nós, quando você entender isso, você nunca se sentirá sozinho, Ele faz com que o solitário habite em família (Salmos 68:6)!
9. Confesse seus pecados (Tiago 5:16)
Segredos na maioria das vezes possui um pecado envolvido, nossas vidas devem ser um livro aberto sem nada há esconder, pois tudo aquilo que está em oculto uma hora ou outra fica exposto. O fato de só conversar com alguém sobre aquilo que nos angustia liberta nossa alma de verdadeiras prisões. Aprendi esse conceito em muitos dos meus discipulados, onde eu confessa aos meus líderes os meus pecados e sempre saia mais leve, com a consciência tranquila. Quando não confessamos os nossos pecados, traumas e tristezas ficamos doentes na alma e isso gera sintomas físicos e psicológicos, o segredo da cura está em abrir o seu coração para alguém que você confia, escolha ser livre.
10. Você é o seu limite (Romanos 8:37)
Aí está o título do primeiro livro que sonho em lançar: Você é o seu limite. Descobri essa verdade quando ainda era líder em treinamento, um jovem cheio de limitações que aspirava ser um líder de célula, mas tinham tantas coisas pra mudar, quantas vezes chegava no altar e chorava, me quebrantava para o Senhor pedindo que Ele me levasse a romper as minhas limitações. Foi ali que aprendi que através de Cristo eu posso todas as coisas, que em tudo eu sou mais que vencedor, que na cruz Ele me deu tudo que eu precisava, que quem define aonde posso ir, até onde vou chegar sou eu, eu sou o meu limite.
Acredite em você! Ele nos abençoou com toda a sorte de bençãos espirituais, vença os seus limites, você pode mudar, você pode avançar, você pode crescer. Existe um poder infinito dentro de você que te capacita a ser aquilo que você nasceu pra ser, que te dá tudo que você precisa pra alcançar os seus sonhos, se o seu coração estiver alinhado com o de Deus nem o céu é o seu limite! Cresça, avance, sonhe, você é mais que VENCEDOR!!!