Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que fizera. Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Gênesis 24:64
Um dos assuntos mais falados entre as pessoas, principalmente os jovens, é o relacionamento amoroso. O relacionamento amoroso faz parte da cultura e se expressa de diferentes formas e intensidades. Até mesmo a bíblia faz analogias românticas entre Cristo e a igreja, além de não ter problema nenhum em abordar assuntos amorosos ou até mesmo com poesias eróticas, como pode ser visto nos cantares de Salomão:
Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos… Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho... O meu amado tem cheiro de mirra quando descansa sobre os meus seios. Cantares 1:2,13.
A literatura clássica também deleita-se neste tema, assim como toda a indústria do entretenimento, pois como afirma os estudos da psiquiatra Gabriela Baldisserotto: "O SEXO É O MAIOR REFORÇADOR NATURAL"¹. Não estou dizendo que o maior motivo de uma pessoa se casar ou constituir família está no sexo, estou dizendo que todos nós somos institivamente levados a nos comportar tendo como precedente nossos instintos mais primitivos, e que o sexo é comprovadamente o maior deles. Em 2013, a ISTOÉDINHEIRO publicou que no mundo "a indústria do prazer movimenta uma montanha de dinheiro estimada em US$ 46 bilhões por ano."² Entre brinquedos eróticos, remédios para facilitar a ereção, pílulas contraceptivas ou abortivas e até mesmo profissionais do sexo.
Apesar do sexo ser tão comentado, explorado e realizado entre as pessoas, ele continua sendo um tabu na sociedade, a igreja sendo um braço importante dessa sociedade precisa abordar abertamente esse tema e colocá-lo em discussão.
Dentro da moral judaico-cristã existe um grupo de pecados (ou proibições) que são relacionados ao sexo, limitando a libertinagem vista durante a história, desde os relatos bíblicos e arqueológicos de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19).³
Minha intenção não é falar de sexo propriamente dito, mas sim de casamento/relacionamento amoroso. Porém, logo no início do texto temos um versículo que deixa claro que SEXO é CASAMENTO.
Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda... tomou-a e ela lhe foi por mulher... e ele a amou.. Gênesis 24:64
O que transformou Rebeca em uma mulher casada não foi um ritual, uma oração, uma festa propriamente dita ou um papel assinado, o que a transformou foi o que aconteceu naquela tenda. Não estou dizendo que não devemos formalizar o casamento, o casamento deve ser formalizado como um compromisso espiritual e social; mas quero atentar ao compromisso espiritual que existe por detrás do sexo, pois a minha intenção com esse texto não é simplesmente apresentar um "pode" ou "não pode" tão caricato no didaquê cristão, mas mostrar as implicações espirituais que o sexo traz e porquê Deus se preocupa tanto com esse assunto. Outras passagens bíblicas que fortalecem esse argumento "SEXO É CASAMENTO" são:
Ou será que vocês não sabem que o homem que se une com uma prostituta se torna uma só pessoa com ela? As Escrituras Sagradas afirmam: “Os dois se tornam uma só pessoa.” I Coríntios 6:16.
"Os dois se tornam uma só pessoa" - Referência de Gênesis 2:24, que diz:
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne... Gênesis 2:24
Olha que profundo o que Paulo está dizendo à igreja de Corinto: "Quando um homem ou uma mulher faz sexo com uma prostituta, eles recebem as implicações de um casamento, se tornando uma só pessoa (ou carne)."
Consegue perceber a seriedade do sexo? E o quanto ele está banalizado pela nossa cultura? Se o casamento civil que é o compromisso social do casamento está banalizado, quem diria o compromisso espiritual (e digo para cristãos).
Dentro do casamento ou do sexo existem alguns princípios ou regras fundamentais da moral cristã bíblica, entre elas:
1. Monogamia - Deuteronômio 17:17 / I Timóteo 3:12
A monogamia é o padrão de Deus para os homens. Isso está claro nos seguintes fatos: desde o princípio Deus estabeleceu este padrão ao criar o relacionamento monogâmico de um homem com uma mulher, Adão e Eva (Gn 1:27; 2:21-25). Esta ficou sendo a prática geral da raça humana (Gn 4:1), seguindo o exemplo estabelecido por Deus, até que o pecado a interrompeu. A Lei de Moisés claramente ordena: “Tampouco para si multiplicará mulheres” (Dt 17:17). Reiterando assim a proibição do adultério: "Não adulterarás. (Êx 20:14) O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros (Hb 13:4).
2. O sexo compromissado - Mateus 5:28 / 1 Coríntios 7:9
Então, o que constitui casamento aos olhos de Deus? Essa é uma pergunta difícil de responder porque a bíblia em nenhum lugar declara explicitamente em que ponto Deus considera um casal oficialmente casados, apesar de mostrar que o sexo é a consumação do casamento. A igreja tem defendido algumas posições para que o sexo seja compromissado, assim certos princípios devem ser seguidos: deve-se procurar ter qualquer forma de reconhecimento formal do governo que é disponível, já que o governo é uma autoridade (esfera) estabelecida por Deus (Rm 13:1). Um casal deve seguir quaisquer práticas culturais e familiares que são utilizadas para reconhecer um casal como “oficialmente casados” (Ec 7:1). E, o casal deve consumar o casamento ao realizar o sexo na noite de núpcias.
Já que o sexo é a consumação do casamento, como o cristão se relaciona antes do sexo? O relacionamento que antecede o casamento (ou o sexo) deve ser de qual forma? E o que a bíblia fala sobre esse processo? Esse será o assunto abordado no próximo texto.
¹ http://www.wainerpsicologia.com.br/upload/apresentacoes/congresso_2019/MundoAdicto-Os_desafios_dos_profissionais_da_saude_mental-GabrielaBaldisserotto.pdf
² https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20130726/novos-lucros-sexo/4933.shtml
³ https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2015/10/arqueologos-acreditam-ter-encontrado-cidade-biblica-de-sodoma.html

Amém,glória a Deus pela sua vida José. Nós jovens precisamos de fato entender o que bíblia diz sobre, para direcionarmos de forma correta os que virão pós nós!
ResponderExcluir